terça-feira, 23 de setembro de 2014

O que você pensa e sente sobre a escola de Ensino Médio?


 Olá aluno(a),
 

Estou aqui hoje para conversar com você e conhecê-lo um pouco mais. Apesar de passarmos um tempo juntos não o conheço o suficiente para saber o que pensa sobre a nossa escola, quais são seus planos, o que espera conseguir frequentando as aulas, coisas desse tipo. Afinal, só pelo fato de ter o trabalho de vir até aqui me diz que alguma coisa você espera alcançar. Gostaria que fizesse uma reflexão comigo: esse período passado na escola tem contribuído para alcançar o que você deseja ou aquilo que espera não acontece, e por que não acontece. É bem verdade que nunca estamos satisfeitos com nada, seja em casa, no trabalho, com a gente mesmo, e não seria diferente na escola. Boa parte da nossa vida passamos na escola, é lá que aprendemos, fazemos amigos e planejamos nosso futuro, então peço a você que pense no que espera encontrar nesse ambiente, como gostaria que as informações fossem passadas, mas dentro da realidade, objetivamente, apresentando problemas e propondo soluções para que, com planejamento, possamos encontrar soluções viáveis que atendam aos seus anseios e tornem o ambiente escolar cada vez melhor.

 
Abraços,

Professora Alessandra Burini
 

 

13 comentários:

  1. Gostei muito da carta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Penso que a escola tem como papel fundamental a formação e preparação do homem para viver em sociedade, e de certa forma, também para o mundo de trabalho. A escola possui seus diferentes graus de formação, no qual, devemos passar para que haja a evolução e o desenvolvimento intelectual do homem.
    O Ensino Médio a meu ver é de fundamental importância para a nossa formação, pois dai que saímos para o ingresso do mundo do trabalho, é nessa etapa que se busca realmente formar o ser humano sobre os moldes trabalhistas. Hoje, já temos um tipo de formação no Ensino Médio que é a especialização integrada, onde de fato o homem sai realmente preparado para se engajar no seu ramo de trabalho ou faculdade.
    Sinto que hoje temos muitas boas escolas de Ensino Médio que buscam de fato formar pessoas para a vida, mas sei também que tem escola que a última coisa a se pensar é a formação do homem. Eles só querem formar homens com o mínimo de conhecimento escolar e nas quais as metas são passar o aluno de qualquer forma.
    A escola, seja, Infantil, Fundamental ou Médio a função é preparar para o futuro trabalhadores, sejam eles de quaisquer tipo de carreira ou estudantes universitários que buscam uma especialização melhor.

    André Leão Almeida - 3ª Etapa - EJA

    ResponderExcluir
  3. Penso que há duas disciplinas que poderiam ser retiradas do turno noturno, pois não vejo no que possa acrescentar no meu aprendizado. São as disciplinas de Educação Física e Artes.
    Em relação ao que almejo para o meu futuro são as melhores expectativas possíveis e o que está mais próximo é terminar o Ensino Médio.
    Alex Sandro Neves – 1ª Etapa EJA

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser uma idosa eu gosto de vir estudar e tenho meus sonhos. Acho a escola ótima, amo meu Deus e a vocês, que são os meus professores. Admiro vocês pela coragem de enfrentar as coisas que enfrentam por nos.
    No nosso ambiente, às vezes, encontramos coisas que não gostamos, mas isso é normal, até na casa da gente existem coisas assim.
    Gester – 1ª Etapa EJA

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto da escola, de sua administração e da organização. Apesar de passar pouco tempo nela me esforço ao máximo para tirar proveito dos conteúdos que são passados aqui.
    O que desejo é concluir o Ensino Médio, depois fazer um curso técnico em designer no SENAC e assim quando terminar acredito que vai me ajudar a crescer como profissional , visto que já trabalho com na área.
    Como não tive oportunidade quando jovem espero que o termino do estudo eu possa ser uma pessoa melhor, com mais entendimento, visto que não entendo nada de tecnologia, o estudo vai me ajudar.
    Agnis – 1ª Etapa EJA

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto da escola a escola e lugar onde eu interajo com meus colegas , e tudo em relação ao ensino que nos e passado os professores fazem o máximo possível pra nos passar o melhor ensino , mas se na escola não tem uma biblioteca decente , uma sala onde nos possamos estudar biologia , o ensino nunca vai nos passado por completo. Sei que pra ser alguém nessa vida e preciso ter estudo , e por isso que eu não para e depois que termina o ensino médio também não vou para de estudar por que estudar aprender nunca e demais , mas a maior dificuldade e você chegar cansado do serviço e ter que vim pra escola , e nos passamos por todas essas dificuldades pra poder aprender , mais e mais , mesmo nossa qualidade de ensino não sendo o melhor por falta de tempo por ser EJA , e não da pra ser passado tudo de um ensino regular , Graças aos professores que fazem de tudo pra nos passar o melhor ensino possível da melhor maneira .

    Edivanya Gejo - 1ª Etapa EJA N1 .

    ResponderExcluir
  7. A realidade da escola é muito precária em relação ao tempo de estudo durante o Ensino Médio, é muito reduzido e por isso tenho dúvida se o que aprendemos irá nos ajudar no futuro. Estou aqui correndo atrás do tempo perdido, por isso não posso exigir muito. Pois já tive meu tempo, e hoje estou em busca do que tem para me oferecer. Mas uma certeza eu tenho, que tudo que fazemos tem que ser o melhor para o nosso desenvolvimento e crescimento profissional, e a escola simplesmente nos mostra a escada, a subida vai da força de vontade de cada um. Por isso estou aqui, para dar o melhor de mim, não me preocupo com os outros benefícios que a escola pode oferecer; por exemplo: quadra equipada, merenda de qualidade, carteiras apropriadas, ar condicionado nas salas, etc... Apesar de tudo isso ser necessário para o nosso conforto, mas o que realmente me trás e me motiva estar aqui, é o fato de aprender, essa é a minha única coisa que importa.
    Elisa – 3ª Etapa EJA

    ResponderExcluir
  8. Eu como todo mundo, penso que o Ensino Médio é uma nova oportunidade para darmos continuidade aos estudos, eu vejo assim: “Antes tarde do que nunca”. Sem contar que para tudo hoje precisamos dos estudos. Os meus planos para o futuro são terminar meus estudos e fazer uma faculdade. Espero que frequentando as aulas e tirando boas notas eu consiga atingir meus objetivos.
    Andressa – 1ª Etapa EJA

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Ione, gosto muito de estudar, apesar de que o Ensino Médio não nós a ajuda em muita coisa. Caso eu tenha que fazer uma faculdade terei muita dificuldade, não pelo ensino dos professores, mas pelo barulho dos colegas em sala de aula, que não deixam a gente se concentrar . A escola é boa, mas falta melhorar. Bem, a gente nunca está satisfeito com nada! Espero que eu consiga um futuro melhor para a minha vida, porque qualquer emprego que for trabalhar depende do estudo. Também quero passar tudo isso para meus filhos, tudo que aprendi estudando.
    Só o estudo nos ajuda a vencer na vida e ter um futuro melhor!
    Ione – 3ª Etapa EJA

    ResponderExcluir
  10. O que penso sobre a escola é que ela é boa de frequentar, mas precisa melhorar. Hoje o ensino não é tão eficaz, acho que é por causa do tempo que é curto de mais. Vejo nossos professores chegando muito cansados na sala de aula devido o dia de trabalho em outras escolas. Por isso a EJA não é tão eficaz. Tenho muitos planos estudando aqui, um deles é fazer engenharia.
    Vejo que para melhorar nossa escola não depende só da escola, depende muito de nós alunos, também, temos que saber o que queremos para começar a mudança.
    André – 3ª Etapa EJA

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,
    Meu nome é Ramom, e estou aqui para dizer o que penso sobre a minha escola. Para mim, quem faz a escola, não é onde ela se localiza, ou se é nova ou velha, mas sim, os alunos. Eu acho que seria bom uma reforma na escola. Mas de modo geral a escola é muito boa, com professores qualificados e eficientes, a cantina serve alimentos muito bons, frutas frescas. O que falta mesmo é estrutura para poder matricular mais e mais alunos, pois muitas mães tem dor de cabeça por falta de vaga para matricular seus filhos.
    Essa é minha ideia sobre a minha escola, sempre fui bem recebido nesse ambiente e sinceramente, me sinto bem aqui.
    Ramom – 1ª Etapa EJA

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto da escola onde estudo, os Professores são competentes, a Diretora, a Coordenadora e a Pedagoga tambem são muito dedicadas.O período que passo na escola contribui muito para o meu aprendizado, pois, me ajuda a conquistar os objetivos na minha vida profissional. Espero que o ambiente escolar seja o mais agradável possivel sempre, sendo que gosto muito da forma que são transmitidas as informações de cada disciplina.. Meus planos são: Conseguir uma vaga brevemente no mercado de trabalho e frequentemente ser feliz com minha vitória.

    João Pedro - 1 ETAPA EJA N1

    ResponderExcluir
  13. Bom para ser sincera eu odeio escola , odeio estudar mais vamos lá ...

    Eu gosto muita da escola , gosto muito dos meu colegas da minha sala , cada um ajuda o outro são muitos legais , bom pra falar a verdade o ensino norturno não é muito bom não , não é aquele ensino de antigamente porque temos muito pouco tempo , até porque os professores chegam cansados dentro da sala , ja deu aula pela parte da amanhã e atarde , quando chega a noite eles estão muitos cansados , eu que o diga trabalho muito depois tenho que ir para escola , Tirando a Professora De História a MADALENA a escola é otima , os outros professores são um amor *--* Adoros todos ....



    Karine Soares - 1 Etapa N1

    ResponderExcluir